Vinícolas Portuguesas – ADEGA DE CANTANHEDE
Adega de Cantanhede
Fundada em 1954 por um conjunto de 100 viticultores, a Adega de Cantanhede conta hoje com 500 viticultores associados activos e uma produção anual de 6 a 7 milhões de quilos de uva, constituindo-se como o principal produtor da Região Demarcada da Bairrada, representando cerca de 40% da produção global da região. Hoje certifica cerca de 80% da sua produção, sendo líder destacado nas vendas de vinhos DOC Bairrada DOC e Beira Atlântico IGP.
Reconhecendo a enorme competitividade existente no mercado nacional e internacional, a evolução qualitativa dos seus vinhos é o resultado da mais moderna tecnologia, com foco na qualidade e segurança alimentar, mas também da promoção das castas Portuguesas, que sempre guiou a sua estratégia, particularmente das variedades tradicionais da Bairrada – Baga, Bical e Maria Gomes – mas também de outras castas Portuguesas que encontram na Bairrada um Terroir de eleição, como sejam a Touriga Nacional, Aragonez e Arinto, pois acredita que no inequívoco potencial de diferenciação e singularidade que este património confere aos seus vinhos.
O seu portfólio inclui uma ampla gama de produtos. Em tinto, branco e rose os seus vinhos vão desde os vinhos de mesa até vinhos Premium a que acresce uma vasta gama de Espumantes produzidos exclusivamente pelo Método Clássico, bem como Aguardentes e Vinhos Fortificados. É um portfólio que, graças à sua diversidade e versatilidade, é capaz de atender a diferentes segmentos de mercado, com diferentes graus de exigência em qualidade, que resulta na presença dos seus produtos em mais de 20 mercados.
A sua notoriedade enquanto produtor, bem como dos seus vinhos e das suas marcas, vem sendo confirmada e sustentadamente reforçada pelos prémios que vem acumulando no seu palmarés, o que resulta em mais de 750 distinções atribuídas nos mais prestigiados concursos nacionais e internacionais, com destaque para Mundus Vini – Alemanha, Concours Mondial de Bruxelles, Selections Mondiales du Vins – Canada, Effervescents du Monde – França, Berliner Wein Trophy – Alemanha e Japan Wine Challenge. sendo por diversas ocasiões o único produtor da Bairrada com vinhos premiados nesses concursos e, por isso, hoje um dos mais galardoados produtores da região.
Em 2015 integrou o TOP 100 dos Melhores Produtores Mundiais, pela WAWWJ – Associação Mundial dos Jornalistas e Críticos de Vinho e Bebidas Espirituosas.
Nos últimos 8 anos foi eleita “Melhor Adega Cooperativa” em Portugal por 3 vezes pela imprensa da especialidade:
– Fevereiro 2012 – “Melhor Adega Cooperativa do Ano 2011” pela “Revista de Vinhos”.
– Janeiro 2017 – “Melhor Adega Cooperativa” nos Prémios Especiais da Gala do 10º Aniversário da revista “Paixão pelo Vinho”.
– Fevereiro 2020 – “Melhor Adega Cooperativa do Ano 2019” pela revista “Vinho – Grandes Escolhas”.
Em 2014 foi considerada “Melhor Produtor de Espumantes 2013” pelo Prémios W, de Aníbal Coutinho.
Osvaldo Amado, é o seu Enólogo Chefe desde 2011. A sua carreira começou em 1987, e hoje acumula uma extensa experiência profissional nas mais emblemáticas regiões vitivinícolas Portuguesas, com destaque para Bairrada, Dão, Douro e Verdes, Tejo e Lisboa, mas também a nível internacional, em Espanha, Itália, África do Sul e Brasil.Com mais de 600 milhões de garrafas produzidas, já foi eleito por 6 vezes “Melhor Enólogo” pela imprensa da especialidade e instituições do sector, e os seus vinhos já foram galardoados com mais de 1100 medalhas de Ouro e Prata nos mais prestigiados concursos nacionais e internacionais.