Vinícolas Chilenas – VIÑA MAQUIS
A Viña Maquis está associada à produção de vinho desde o século XVIII, época em que os vinhedos pertenciam à congregação jesuíta Compañía de Jesús, localizada no Vale de Colchagua, que aproveitava as terras para a produção de vinho.
Durante o século XIX, Viña Maquis pertenceu a dois ex-presidentes do Chile, Federico Errázuriz Zañartu e Federico Errázuriz Echaurrren, que organizaram reuniões de gabinete neste vale. Para que os ministros pudessem chegar ao setor, foram construídas pontes com tijolos, que hoje fazem parte do patrimônio cultural e histórico da região.
Em 1916 a Viña Maquis foi adquirida pela família Hurtado. Depois, em 1926-1927, o engenheiro Ignacio Hurtado, com apenas 23 anos, construiu a primeira adega de vinificação e armazenamento da Viña Maquis. A vinícola, em funcionamento até hoje, iniciou a produção e comercialização de vinhos de alto padrão.
Em 2002, depois de algumas décadas dirigindo e desenhando a estratégia comercial da vinha, a família Hurtado iniciou a construção de uma nova adega de vinificação e armazenamento. Uma vinícola de última geração e sustentável, que facilita a produção de vinho para que possa expressar o melhor de cada variedade cultivada no Vale de Colchagua.
Grande parte do processo de vinificação na Viña Maquis continua a ser muito artesanal e manual. O objetivo é que as uvas sejam intervencionadas o mínimo possível para que possam mostrar todo o seu potencial através do cuidado e profissionalismo que só a equipa da Viña Maquis pode proporcionar.