Terroir que amamos! – Região do Maule

Hoje, falaremos de uma parte da região do Maule muito especial, conhecida como Secano Interior. Fica entre a Cordilheira da Costa e a depressão central da região, caracterizada pela ondulada morfologia com cumes mais baixos e declives mais baixos.

Esta região é uma antiga cadeia de montanhas vulcânicas de mais ou menos 300 milhões de anos formadas do granito do Batólio Costeiro. São áreas mais profundas e com alguma diferença entre os solos, pois dependem das formas de erosão e decomposição daquelas rochas. A morfologia ondulante permite nas áreas mais baixas grande suscetibilidade a geadas durante a floração e nas áreas mais altas grande circulação de ar.

O secano interior do Maule é emblematicamente conhecido pelas sua antiga tradição vitivinícola e pela fica presença de vinhas velhas e terra de videiras selvagens como Carignan, uma casta de sabores intensos, ricos em acidez e taninos. Um outro fato importante desta região é que também produz algumas variedades francesas como Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc que se distinguem das demais regiões pelo intenso sabor e ausências de notas herbáceas normalmente encontradas nessas uvas em outras regiões. Especialistas acreditam que isso acontece pelo fato de  ser uma região de sol e calor muito intenso.

Falando sobre o secano interior do Maule, não poderíamos fazer outra indicação que não fosse com a uva Carignan, por isso indicamos conhecer o vinho 360° Carignan com 18 meses de barrica, produzido pela vinícola Luís Felipe Edwards.

Quando provarem, nos contém o que acharam!

Postagens Recomendadas