Terroir que amamos! – Brasil, a Serra Gaúcha e a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos
Estamos no Brasil! Mais especificamente vamos para a D.O.V.V. na Serra Gaúcha.
O Vale dos Vinhedos é uma região vinícola brasileira na Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul . Possui a mais longa tradição vinícola do país, que remonta à década de 1870 e à chegada dos imigrantes italianos. Juntamente com muitos dos seus vinhedos, o dialeto veneziano ainda existe hoje.
Em 2002, a região foi a primeira do país a receber uma indicação geográfica, a Indicação de Procedência. Nove anos depois, foi o primeiro a ser promovido ao título de Denominação de Origem, mais rigorosamente regulamentado.
Algumas das principais cepas plantadas são Cabernet Sauvignon e Merlot . Os vinhos brancos são menos comuns, sendo o Chardonnay a principal casta. Também são exportados vinhos espumantes elaborados com Chardonnay e Pinot Noir .
O Vale dos Vinhedos cobre 82 quilômetros quadrados (32 milhas quadradas) na Serra Gaúcha , em parte da bacia do Rio Pedrinho. A altitude e a topografia montanhosa aqui são vitais para a aptidão da área para a viticultura, proporcionando temperaturas refrescantes para criar uma estação de crescimento mais longa e maior retenção de ácido . O tipo de solo da região também é atribuído à altitude, com a viticultura predominantemente plantada em bolsas de basalto vulcânico rico em nutrientes.
Seu território está maioritariamente inserido no município de Bento Gonçalves , com trechos menores situados nos municípios de Garibaldi e Monte Belo do Sul.
A região abriga mais de 30 vinícolas, bem como um importante centro nacional de pesquisa de uvas e vinhos. Pequenas propriedades ao lado de grandes vinícolas oferecem muitas opções para o enoturismo.
Para vivenciar essa experiencia, indicamos os vinhos D.O.V.V. da vinícola Pizzato como Concentus, Merlot e o Alicante Bouschet
Após provar, nos contem o que acharam!