Terroir que amamos! – França e Provence

Hoje iremos para uma parte muito específica da França, Alpes-de-Haute-Provence, um título IGP que abrange vinhos tintos, brancos e rosés produzidos no departamento administrativo de mesmo nome no sudeste da França .

Este departamento montanhoso, no sopé sul dos Alpes, não é adequado para qualquer agricultura em grande escala, mas ainda se encontram vinhas espalhadas entre colinas e vales. O IGP existe para dar uma classificação geográfica aos vinhos que não se qualificam para a denominação Coteaux de Pierrevert de nível AOC .

O departamento fica ao longo da fronteira da França com a Itália , entre a costa mediterrânea e a região continental da Sabóia . Alpes-de-Haute-Provence é atravessado pelo rio Durance criando um vale. A maior parte da viticultura ocorre na encosta do vale, pois é aqui que as vinhas recebem a máxima exposição solar.

O clima tem características do tipo mediterrânico , mas é significativamente moderado pela presença dos Alpes e pela altitude onde predominam as vinhas. Os dias quentes e ensolarados de verão são seguidos por noites muito mais frias, à medida que o ar dos Alpes desce para os vinhedos.

Como resultado, os vinhos dos Alpes-de-Haute-Provence são mais leves e aromáticos do que os vinhos mais ricos e macios das vinhas mais baixas do sul.

Alpes-de-Haute-Provence é um dos departamentos menos ventosos da Provença, pois é protegido das intempéries do norte pelos Alpes. Em vez disso, os ventos quentes foehn são gerados pelas montanhas e as brisas frescas do mar do Mediterrâneo mantêm as copas das vinhas em movimento, reduzindo a pressão das doenças.

O departamento apresenta uma grande variação de tipos de solo, muitos dos quais com elevada proporção de calcário. Estes variam de argilas siltosas a solos mais arenosos e pedregosos.

As vinhas situam-se nas mais bem drenadas, onde a falta de água no solo aumenta a concentração nas uvas.

Os vinhos Alpes-de-Haute-Provence são geralmente misturas provençais clássicas de Grenache , Syrah e Cinsaut , vinificados como vinho tinto ou rosé. No entanto, há um movimento em direção a vinhos com rótulos varietais e variedades de uvas mais conhecidas, como Cabernet Sauvignon  e  Merlot,  no departamento.

Aqui, indicamos para vocês o IGP Les Hauts Plateaux, um rosé formidável.

Quando provarem, nos contem o que acharam!

Recent Posts