Terroir que amamos! – Uruguai e a Bahía de Maldonado

Hoje viemos para o Uruguai, mais especificamente para a Bahía de Maldonado, uma região relativamente nova na produção de vinhos mas que cresceu rapidamente. Seu solo é pouco fértil , ácido, bem drenado e com textura pedregosa, formados por depreciação de rochas graníticas formadas há 1 bilhão de anos e profundamente modificadas num evento tectônico há mais de 500 milhões de anos, com influencia direta em todos os períodos climáticos da terra, que a alteraram e transformaram em cascalho. Seu clima é temperado com chuvas homogêneas durante todo ano e com solo enriquecido de matéria orgânica oriundos das plantas da região. O grau de alteração da rocha é tamanha que a videira cria raízes profundas na matéria mãe.

O grande diferencial é o solo granítico de Maldonado, e seu clima sobre grande influência do atlântico. Vinhedos mais ao interior tendem a ter aromas e sabores mais generosos e maduros, como é o caso da Viña Edén a 24km do mar. No outro extremos temos vinhos próximos do mar, com no máximo 3km tem toques herbáceos e acidez pronunciada. Maldonado é uma região com solos férteis, e com a interferência direta de solos graníticos, os vinhos tintos como Tannat tendem a ser menos tânicos e mais frutados, com vinhos menos austeros como de outras regiões como Canelones.

Nossa indicação de hoje são os vinhos da Viña Edén, com um Chardonnay absolutamente diferenciado e com 95 pontos Tim Atkin, um Pinot Noir diferenciado e um Tannat Reserva que é pura fruta.

Depois de provarem, nos contem o que acharam!

Recent Posts